XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.1950-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

A CONSTRUÇÃO DA AUTO-IMAGEM DO MST EM SUA MÍDIA E SUAS RELAÇÕES ESTRATÉGICAS DE INSERÇÃO SOCIAL GLOBAL

Catarina Tereza Farias de Oliveira (Universidade Estadual do Ceará); Márcia Vidal Nunes (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Este artigo analisa as relações entre os movimentos sociais e a mídia, identificando como a mídia produzida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), particularmente, produz a auto-imagem qualificada de seus sujeitos, lutas e cenários sociais, como estratégia para a inserção social global do movimento, em contraposição à imagem de desqualificação e de criminalização apresentada pela mídia convencional predominantemente. Esta pesquisa foi realizada a partir das mídia produzidas pelo MST: o “Jornal Sem Terra”, a “Revista Sem Terra”, cuja análise foi realizada no período de 2006 a 2007; a rádio comunitária 25 de maio (Madalena, Ceará), observada em 2008; e o site do MST, analisado em 2009.


Palavras-chave:  movimentos sociais, mídia, auto-imagem
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