XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.1946-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

A PUBLICIDADE, OS TABUS E A CENSURA: O CASO DO COMERCIAL "AVÓ" DAS HAVAIANAS

Pâmela Fabíola Todeschini (Universidade Federal de Santa Maria); Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-cruz (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Em uma sociedade de constantes evoluções e mudanças, o presente artigo se propõe a analisar o modo como os valores idade, gênero e sexo permeiam a sociedade como tabus, e levam à censura da publicidade. Para isso, consideramos o caso do comercial “Avó” das Havaianas. Nos estudos culturais encontramos a perspectiva necessária para compreendermos essa relação entre a publicidade e a sociedade, no que diz respeito ao tratamento de tabus.


Palavras-chave:  publicidade, sociedade, tabu, estudos culturais, Havaianas
਍ഀ