XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.1901-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

A IMPRENSA ESTÁ NUA:਍ഀ AS MÍDIAS SOCIAIS COLOCANDO EM XEQUE O MONOPÓLIO DA FALA DOS GRANDES VEÍCULOS਍ഀ

Flávia Valério Lopes (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

No atual ambiente sociotécnico, a informação tem ganhado novos suportes, ocasionando uma mudança de paradigmas na maneira como as pessoas produzem e buscam conteúdo noticioso na atualidade. Hoje não se pode falar em produtores e consumidores de mídia como ocupantes de papéis separados, mas como “participantes interagindo de acordo com um novo conjunto de regras”. A partir dessa percepção, torna-se oportuno analisar como as ferramentas de mídias sociais, em especial o Twitter, têm atuado na reconfiguração das relações de poder e na mudança do jogo de sentidos no qual imprensa se insere. O monopólio da fala dos grandes veículos é colocado em xeque. A partir de casos como “Cala Boca Galvao”, o “erro na publicidade do Extra” e a “fala de Dilma” no Twitter, pretende-se avaliar como a população e mesmo os veículos de comunicação estão tendo a percepção de que “a imprensa está nua”.


Palavras-chave:  mídias sociais, Twitter, convergência, vigilância, desmentido
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