XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.1893-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

ACCOUNTABILITY MIDIÁTICO: UM LEVANTAMENTO DAS DEMANDAS DE CIDADANIA NAS CARTAS DE LEITORES

Angela Lovato Dellazzana (PUCRS/UNIFRA); Maicon Elias Kroth (Centro Universitário Franciscano)

Resumo

O artigo busca reconhecer as cartas de leitores dirigidas ao jornal A Razão como legítima intervenção de sujeitos comuns no processo de accountability da mídia. Vislumbra-se um novo gênero midiático em que se incluem as tradicionais cartas de leitores, como um híbrido discursivo no sentido da emissão, pois desloca o eixo convencionalmente unidirecional do fluxo ―produtor-receptor‖ e insere aqueles que costumavam ir à mídia para buscar informação no próprio protagonismo da cena informativa. O foco da atenção recai ainda sobre as demandas de cidadania presentes no conteúdo das cartas que, neste estudo, foram categorizadas em dez unidades de análise contemplando o período entre março e junho de 2010.


Palavras-chave:  cartas de leitores, protagonismo midiático, cidadania, accountability midiático
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