XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-TC.1882-1


DT8: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

O EFEITO DE TERCEIRA PESSOA: UMA REVISÃO TEÓRICA਍ഀ

Rachel Callai Bragatto (Universidade Federal do Paraná)

Resumo

Tendo em vista o grande avanço nos estudos acerca do efeito de terceira pessoa e o seu reconhecimento como um “membro venerável da família dos conceitos sobre os quais os pesquisadores de comunicações de massas regularmente se debruçam” (PERLOFF, 1999, p. 354), este artigo busca fazer uma revisão dos mecanismos que estão por trás deste fenômeno. Revê as pesquisas acerca dos componentes perceptivo e comportamental e também sobre os principais mediadores do efeito, a saber, desejabilidade e distância social. Pretende, desta forma, colaborar para um mapeamento do campo, partindo dos artigos históricos e chegando aos papers mais recentes, buscando, portanto, subsidiar estudos posteriores.਍ഀ


Palavras-chave:  teorias da comunicação, teorias da recepção, efeito da terceira pessoa
਍ഀ