XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-FO.1862-1


DT4: DT 4 - GP Fotografia

FOTOGRAFIA, CIÊNCIA E MITO: UMA INTERSEÇÃO ESTÉTICA

Ana Taís Martins Portanova Barros (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Passados mais de 170 anos de sua descoberta, a fotografia ainda assombra ciência e senso comum por sua testemunhabilidade, acenando para uma estética profundamente enraizada no tempo vivido. A ciência e, nesse caso especial, a semiologia, vocacionada à desmitologização, fez da fotografia objeto de estudo sob a égide de sua ontologia sígnica em geral, indicial em particular. Paradoxalmente, as tentativas científicas de separar representação de realidade fazem supor o absoluto da realidade fotográfica, retornando ao tempo total do mito, remitologizando o que se queria desmitologizado. Em vez de indicar um erro no procedimento científico, essa recursividade sinaliza a imperatividade da experiência e a presença do illud tempus mesmo no mais racional dos empreendimentos humanos.


Palavras-chave:  fotografia, ciência, mito
਍ഀ