XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-FK.1858-1


DT8: DT 8 - Folkcomunicação

REPRESENTAÇÕES FEMININAS NO CARNAVAL BRASILEIRO:਍ഀ UM OLHAR FOLKCOMUNICACIONAL ÀS NOMEAÇÕES DE GRUPOS (MASCULINOS) EM UMA FESTA POPULAR

Sérgio Luiz Gadini (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Resumo

O uso de roupas e objetos femininos por homens em desfiles de rua ou clubes, em diferentes cidades do País, já se tornou lugar comum no carnaval brasileiro. Em um clima descontraído e de diversão, que marca as festas, grupos de homens cultivam o hábito de se apresentar com maquiagem, cabelo produzido, seios artificiais, roupas e com gestos que exageram nos trejeitos, falas e hábitos do comportamento feminino, simulando manifestações comunicacionais que oscilam das práticas de submissão ao apelo sexual. Indícios de esteriótipos podem ser identificados nos nomes dos grupos (travestidos). O texto discute tais representações carnavalescas, a partir de exemplos de grupos 'festivos' existentes em diversos locais do Brasil, problematizando modos aparentemente simples de manifestações lúdicas que representam a mulher, independentemente da idade, traço étnico, estado civil ou orientação sexual.


Palavras-chave:   Folkcomunicação, festas populares, carnaval, estereótipos de gênero
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