XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-TC.1845-1


DT8: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

O PERFUME COMO TECNOLOGIA

Amanda Alves Ferreira (universidade pontifícia católica do rio de janeiro)

Resumo

Os meios de comunicação e as tecnologias têm ação importante em moldar uma sociedade, alteram a percepção, a compreensão, os sentimentos e os valores humanos. Estas são ideias de uma perspectiva da Ecologia da Mídia, fundada em 1971, e que McLuhan já estudava nos anos 60 o impacto de uma tecnologia no homem e na cultura. Porém, os efeitos gerados pela inserção de novas tecnologias são de acordo com a cultura e se modificam ao longo dos tempos. Sob esse aspecto, pretendo incluir o perfume como tecnologia que, também, no decorrer dos anos vai exercendo e tomando outras proporções de finalidade, usos e percepções. Até ser desdobrado como perfume, meio de comunicação e símbolo para se alcançar status. O perfume está como uma tecnologia que já participa do nosso dia-a-dia, disseminado exatamente como aquilo que nos estende e nos comunica e dessa forma não poderemos viver sem (ele).


Palavras-chave:  cultura, elemento de comunicação, extensão do corpo, impacto e efeito da tecnologia, perfume
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