XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.1815-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

O DESENHO DA CULTURA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO MERCHANDISING EDITORIAL, CULTURA E IDEOLOGIA

Janderle Rabaiolli (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); Felipe Dagort (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o merchandising editorial, reconhecido como integrante do gênero promocional televisivo, e a relação do formato referido com ideologia e o papel dos designers culturais no processo de difusão de mensagens publicitárias em meio à sociedade de consumo. O mundo enfrenta efeitos da globalização e da queda de barreiras facilitadas pelo avanço tecnológico, através do intercâmbio de informações e da difusão imediata de conteúdo. Para que os interesses sejam atingidos, novos formatos de veiculação na mídia surgem seguidamente, na busca pela audiência e resultado econômico, ao mesmo tempo em que a linguagem se mostra como a forma para a análise das relações ideológicas presentes.


Palavras-chave:  merchandising editorial, ideologia, consumo, designers culturais
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