XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.1799-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

SÍTIOS DE REDES SOCIAIS NA INTERNET E A PUBLICIZAÇÃO DO PRIVADO

João Baptista Soares de Faria Lago (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)

Resumo

Vivemos num momento histórico no qual, após o enfraquecimento do Patriarcado, novos modos de subjetivação vieram à tona e o paradigma da separação entre público e privado, enfraqueceu-se. Na Internet, em seus sítios de redes sociais (SRS), este processo também parece estar ocorrendo, através da publicização, por parte de seus usuários, de muitos conteúdos que outrora, pelo antigo paradigma, seriam considerados pertencentes à esfera não apenas privada mas, muitas vezes, íntima. Este trabalho objetiva fornecer alguns elementos para uma reflexão sobre este processo no contexto਍ഀ dos sítios de redes sociais na Internet (SRS), assim como sobre suas eventuais conseqüências.


Palavras-chave:  Internet, Sítios de redes sociais, público, privado
਍ഀ