XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-FS.1798-1


DT4: DT 4 - GP Ficção Seriada

O BARROCO COMO OPERADOR DA CULTURA BRASILEIRA NA MINISSÉRIE “O AUTO DA COMPADECIDA”

Evandro José Medeiros Laia (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

“O sertão é dentro da gente”, já dizia João Guimarães Rosa. Dentro de cada um, como constituinte de uma idéia de brasilidade cunhada a partir de elementos trazidos pelos colonizadores vindos de Portugal e que ganhou profundidade no sertão. O nosso problema, neste trabalho, é mostrar como a visão do nordeste de Ariano Suassuna ganha materialidade visual em Guel Arraes. Nossa hipótese é que na minissérie “O Auto da Compadecida”, chega a uma materialidade visual híbrida, criando um nordeste que bebe no texto seminal já mestiço de Ariano Suassuna. E completa o mosaico televisual usando elementos do melodrama, marca latino-americana, numa lógica barroca, que caracteriza o modo de pensar deste continente.


Palavras-chave:  teledramaturgia, identidade, nordeste, sertão, barroco
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