XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.1795-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

O CAMELÓDROMO DE CUIABÁ E SEUS DISPOSITIVOS SUBALTERNOS DE PUBLICIDADE

Rodolfo Polzin Rondon (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Criado há mais de quinze anos, o que hoje chamamos de “camelódromo” ou Shopping Popular, é uma espécie de pequeno Shopping Center que abriga dentro de si diversas práticas contemporâneas que circundam o comércio popular de mercadorias de baixo preço, algumas delas trazidas ilegalmente do Paraguai. Dentre essas práticas, localizamos a produção de uma grande variedade de dispositivos publicitários “informais” que servem para pensarmos as relações que estabelecem com a “publicidade oficial” produzida por aqueles que têm “permissão” para fazê-la. O objetivo deste trabalho é detectar as semelhanças e diferenças entre ambas as produções de modo a auxiliar-nos na compreensão do que estamos chamando de dispositivos subalternos de publicidade.


Palavras-chave:  camelódromo, dispositivos publicitários, subalterno, culturas urbanas
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