XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.1751-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

A MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA REDE: O CIBERATIVISMO DO GREENPEACE COMO PRODUTOR SOCIAL NA INTERNET

Rafaela Caetano Pinto (Universidade Federal de Santa Maria); Maria Ivete Trevisan Fossá (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

A mobilização social é um processo que convoca sentidos para modificar uma dada realidade. Para que esse processo consiga mobilizar os indivíduos é necessário perpassar pelos suportes midiáticos e hoje principalmente pelas redes interativas para fugir da hegemonia dos meios massivos, caracterizando o ciberativismo. O Greenpeace, enquanto produtor social, utiliza essa estratégia para atingir seu imaginário e conscientizar os indivíduos e organizações dos impactos nocivos sobre o meio ambiente. Assim, pretende-se descrever algumas ações da organização para entender de que forma ela busca atingir seu objetivo de mobilização social em torno de problemas ambientais globais.


Palavras-chave:  mobilização social, ciberativismo, Greenpeace
਍ഀ