XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-ME.1735-1


DT2: DT 2 - Marcas e Estratégias

DA DEGUSTAÇÃO AO TRYVERTISING: A EVOLUÇÃO DA MÍDIA PDV.

Admir Roberto Borges (universidade fumec); Sergio Arreguy Soares (universidade fumec)

Resumo

Um dos maiores desafios na construção de marcas competitivas é empreender uma comunicação eficiente e consistente nos diversos tipos de mídia. Este estudo mostra como os canais de distribuição, em especial o varejo, têm apresentado possibilidades diferenciadas para o desenvolvimento da comunicação de marcas e produtos na própria loja. Nesse sentido, o texto faz uma discussão sobre as técnicas que transformaram o ponto de venda em um espaço de batalha pela percepção e decisão do consumidor. O merchandising, com as técnicas de exposição e degustação, se configura como relevante ferramenta do trade marketing e sinaliza para um novo conceito de loja: o tryvertising. Formato que tem objetivo é transformar o PDV em mídia, onde se estabelece o encontro da exposição, do teste, da comunicação e do feedback do consumidor.


Palavras-chave:  varejo, comunicação, merchandising, degustação, tryvertising
਍ഀ