XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.1730-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

DA TELA MURO À TELA DIGITAL: O GRAFFITI NO YOUTUBE E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE TERRITORIALIDADE਍ഀ

Tammie Caruse Faria Sandri (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Este artigo, produzido para a disciplina de Processos Midiáticos e Territorialidades, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), busca analisar a prática urbana do graffiti, a partir de inserções de vídeos brasileiros sobre o tema no dispositivo Youtube. Interessa-nos refletir sobre a produção de sentidos sobre território, na tela digital, desta prática cultural originalmente destinada à tela muro. Para conceituação sobre território, encontramos apoio nas obras de Deleuze e Guattari. Pela Semiologia dos Discursos, analisamos como se dá a significação de territorialidade da cidade a partir dos efeitos de enunciação e da construção de sentidos, na convergência entre os dois suportes.


Palavras-chave:  graffiti, território, produção de sentidos, Youtube
਍ഀ