XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.1712-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS CAMPANHAS DO BARACK OBAMA E DA DILMA ROUSSEFF PELO VIÉS DO MARKETING POLÍTICO DIGITAL

Gislene Freitas Araújo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Riverson Rios (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

Resumo

A Internet já faz parte da cultura contemporânea e invadiu as campanhas políticas. Saiu dos bastidores e agora é palco de muita agitação militante. A interação, uma das principais características da Web 2.0, é responsável por boa parte do conteúdo que circula na rede mundial de computadores em prol de um candidato ou partido. Depois de uma campanha política inovadora e de sucesso, é natural que haja uma expectativa com as que se seguem para verificar se as estratégias serão repetidas. Este artigo analisa as estratégias que estão sendo utilizadas pela candidata Dilma Roussef e as compara com aquelas utilizadas por Barack Obama, sob o viés do marketing político e digital, cujas principais características serão destacadas.


Palavras-chave:  Web 2.0, Marketing político digital, Barack Obama, Dilma Rousseff
਍ഀ