XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.1710-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

AS IDENTIFICAÇÕES CULTURAIS E O OLHAR DOS MORADORES DO BAIRRO PANTANAL SOBRE O VÍDEO POPULAR DA TV JANELA

Robson da Silva Braga (Faculdade Evolutivo)

Resumo

Esta pesquisa avalia como três receptores dos vídeos da TV Janela, projeto da ONG Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), se identificam com as representações positivas acerca do “morador do Pantanal” (comunidade surgida em 1990 na periferia sul de Fortaleza - CE), apresentadas pelas produções audiovisuais. Assistidos em telão montado no meio da rua, os vídeos do projeto apresentam, de modo geral, um morador unido, trabalhador, em contraposição ao imaginário de violência e miséria construído pela mídia convencional sobre o local. A pesquisa se utilizou da etnografia e da entrevista em profundidade como procedimento metodológico para apreender o processo de recepção e de identificação. O período no qual o receptor chegou ao bairro, sua história de vida e as relações cotidianas interferem na sua construção identitária.


Palavras-chave:  mediações culturais, identificações culturais, estudo de recepção, mídia comunitária, TV Janela
਍ഀ