XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.1704-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

DO TESTEMUNHO À CRIATIVIDADE: REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DO FOTOJORNALISMO A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE PAULO MOREIRA

Soraya Venegas Ferreira (Universidade Estácio de Sá)

Resumo

Nesse artigo busca-se repensar o cotidiano dos repórteres-fotográficos tendo como viés a aprecia-ção das teorias do jornalismo, do ethos profissional e da trajetória de Paulo Moreira, fotojornalis-ta carioca que sempre oscilou entre a intervenção consciente e o testemunho na cobertura jorna-lística. Representante de uma geração que, embora muito premiada, nunca esteve na universida-de, Moreira fotografou entre os anos 60 e 90 para veículos consagrados pela sua contribuição pa-ra o desenvolvimento do fotojornalismo brasileiro. Seu estilo, questionado pela “criatividade” e interação com o fotografado, tem seguidores até hoje, quando cresce o espaço para profissionais especializados em imagens pré-produzidas e em intervenções digitais pós-fotográficas e as fotos dos leitores, obtidas sob forma de “colaboração”, é que são marcadas pelo aspecto testemunhal.


Palavras-chave:  Teorias do Jornalismo, Fotojornalismo, Modelos de Cobertura Fotográfi, Paulo Moreira
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