XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-FS.1686-1


DT4: DT 4 - GP Ficção Seriada

CLASSE IMPORTA? REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE CLASSE SOCIAL PARA PENSAR A RECEPÇÃO DA MÍDIA

Laura Hastenpflug Wottrich (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Com este trabalho, propõe-se refletir sobre a relevância do conceito de classe social para entender a forma como os indivíduos relacionam-se com a mídia. Através da perspectiva dos estudos de recepção, inicialmente realiza-se uma breve retomada sobre a escola dos estudos culturais britânicos e latino-americanos. Após, articula-se algumas teorizações contemporâneas sobre o conceito de classe social, relacionando-as ao campo da comunicação e às pesquisas de recepção. Por fim, são apresentados os resultados de um estudo de recepção em andamento, com o objetivo de problematizar o uso da classe social como uma mediação para o entendimento das apropriações que os receptores fazem da mídia.


Palavras-chave:  classe social, estudos culturais, identidades culturais, estudos de recepção
਍ഀ