XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.1678-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

O CARTAZ NA COMUNICAÇÃO TURÍSTICA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO A FESTA DO CHAMPANHA

Mariana Schwaab Machiavelli (UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL); Susana de Araújo Gastal (UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL)

Resumo

O cartaz é uma peça publicitária ainda utilizada no turismo, caracterizado pela rapidez de transmissão da mensagem. Neste contexto, buscou-se analisar os cartazes da Festa Nacional do Champanha – FENACHAMP, realizada em Garibaldi/RS, com destaque, no corpo da presente análise, para a peça da Primeira Edição. O objetivoé o de analisar os elementos presentes, que permitam detectar elementos asssociados a Festa, utilizando-se para tal Moles (1987) e Bardin (2002). A análise destaca a presença constante do champanha e da taça, representando o título da Festa e do município, além do brilho, que representaria o glamour, e do ato de brindar, demonstrando a celebração, a hospitalidade e o acolhimento ao visitante. Abre ainda espaço para discussões futuras referentes à analise das peças e das relações entre a Festa e a comunidade.


Palavras-chave:  comunicação turística, turismo, cartazes, fenachamp, Garibaldi/RS
਍ഀ