XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.1676-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

MEIOS DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO: ਍ഀ EXPLORANDO OUTROS ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE CONSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DO CONSUMO਍ഀ

Luiz Fernando da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Ricardo Ferreira Freitas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Os meios de comunicação atuam fortemente no processo de escolha, validação das utilidades e apresentação de produtos e serviços, constituindo na contemporaneidade soberana fonte de informação para o consumo. Este artigo se debruça sobre a participação de outros elementos da comunicação (além da publicidade) que atuam direta e indiretamente na argumentação para o consumo produzido pelos media. Assim, ao se fortalecer como instituição que promove a socialização, além de distribuir significados e regras sociais, eles oferecem ao consumo sua característica cíclica e dinâmica, elevando e depois descartando necessidades e desejos, socializando uma apropriação constante.


Palavras-chave:  mídia, consumo, jornalismo, cursos de pós-graduação MBA
਍ഀ