XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.1675-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

O POPULAR QUE NOS INTERPELA A PARTIR DO MASSIVO: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FUTEBOL E MÍDIA NO BRASIL

Caroline Machado do Nascimento (Universidade Veiga de Almeida); Andreia de Vasconcellos Gorito (Universidade Veiga de Almeida)

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre futebol e mídia no Brasil, tomando como referência a discussão entre “cultura popular” e “cultura de massa”.਍ഀ Pretendemos compreender o real significado da “cultura popular”, suas diferentes interpretações e o motivo pelo qual o futebol é considerado por muitos autores como਍ഀ uma das principais expressões culturais de nosso povo, tendo, como é sabido, relevante atuação na construção da identidade nacional. A mídia exerce papel central nesta਍ഀ história de incorporação do futebol ao universo cultural. Em acordo com o público, os veículos de comunicação de massa criam ídolos, contam “causos” e representam o਍ഀ imaginário social. Mas afinal, o futebol deixou de ser genuinamente popular ao se tornar massificado pelos veículos de comunicação? Esta é a investigação que nos seduz.


Palavras-chave:  futebol, cultura popular, cultura de massa, mídia
਍ഀ