XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-TC.1643-1


DT8: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

A TEORIA DOS USOS E GRATIFICAÇÕES EM REVISTAS ADOLESCENTES

Gisele Flor (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

Fundamentando-se na teoria dos Usos e gratificações o artigo busca as principais motivações que levam jovens com idade entre 13 a 15 anos do sexo feminino a lerem revistas adolescentes. Para atingir os objetivos específicos propostos que são verificar qual o uso que as leitoras fazem destas revistas, perceber quais os significados que atribuem aos conteúdos e quais as gratificações que buscam receber após a exposição ao meio realizou uma entrevista em profundidade com oito adolescentes de classe média alta e média baixa. Pela análise pode-se constatar que as leitoras leem ativamente as revistas porque gostam dos temas tratados nas mesmas, os conteúdos satisfazem suas necessidades e expectativas e elas se sentem bem informadas sobre o que mais lhe interessam como fofoca sobre artistas e cantores, moda e beleza.


Palavras-chave:  revistas adolescentes, teorias da recepção, influência
਍ഀ