XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.1630-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

O LEITOR POPULAR PELA ÓTICA DA PUBLICIDADE: ANÁLISE DE ANÚNCIOS AUTORREFERENCIAIS DO DIÁRIO GAÚCHO

Sandra Dalcul Depexe (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a construção do jornal Diário Gaúcho (pertencente ao Grupo RBS) em anúncios autorreferenciais. Considera-se que o texto e o contexto da mensagem publicitária se inscrevem no espaço de produção jornalística como autorreferência de um lugar marcado por determinadas matrizes culturais. O contrato de comunicação presente na publicidade do jornal revela que o leitor é encenado sob duas perspectivas: uma que exalta a afetividade, a alegria e as tradições; e outra que remete à posição de subordinação e desamparo vivenciada pelas camadas populares.


Palavras-chave:  publicidade, autorreferência, contrato de comunicação, anúncio impresso, leitor popular
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