XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.1629-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

O TWITTER COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO DA CIBERCULTURA

Maurílio Luiz Hoffmann da Silva (Universidade Federal do Tocantins)

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer um apanhado das principais contribuições realizadas ao se desenvolver uma pesquisa sobre o Twitter e a teoria da Cibercultura. Inicialmente apresenta-se o caminho metodológico traçado na pesquisa. Em seguida, traz os principais tópicos da revisão de literatura sobre a sociedade e a cultura contemporânea, bem como sobre o ciberespaço, blogs e microblogs. Realiza a análise de 14 perfis do Twitter e dos 20 últimos posts de cada um, totalizando 280. Tendo como base os conceitos depreendidos da revisão bibliográfica, estabelece uma relação entre o Twitter e a cultura na sociedade contemporânea. Conclui que o Twitter reúne características que fazem dele uma ferramenta de comunicação típica da cibercultura.


Palavras-chave:  Comunicação, Cibercultura, Microblog, Twitter
਍ഀ