XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.1620-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

DEBATE PÚBLICO OU ENTRETENIMENTO: A VISIBILIDADE DE HARD E SOFT NEWS NAS PRIMEIRAS PÁGINAS DO JM E DC

Bruna Bronoski (Universidade Estadual de Ponta Grossa); Leonardo Medeiros Barretta (Universidade Estadual de Ponta Grossa); Emerson Urizzi Cervi (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Resumo

O artigo pretende verificar a cobertura realizada pelos jornalistas sobre dois temas nas primeiras páginas de dois jornais locais: Diário dos Campos e Jornal da Manhã, de Ponta Grossa. A comparação visa perceber como cada jornal reserva espaços nas capas para hard news e soft news, conceito de Gaye Tuchman (1978), o que auxilia na identificação da presença do “jornalismo rosa” (HUMANES, 2006). Para isso, usam-se os temas meio ambiente e variedades. Tem-se o intuito de identificar que tema ganha mais visibilidade na capa, verificando-se as variáveis formato e posição página, além do tipo de entrada, se informativa ou opinativa, e a área de abrangência das entradas. O trabalho da coleta dos dados compreende todas as edições de agosto a outubro de 2008 e 2009, realizado pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Atores Sociais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.


Palavras-chave:  primeira página, hard e soft news, jornalismo rosa, paraná
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