XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.1600-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

COGNIÇÃO E PERCEPÇÃO NOS ALTERNATE REALITY GAMES

Thaiane Moreira de Oliveira (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

A proposta deste trabalho é discutir fenomenologicamente o Alternate Reality Game a partir da concepção neurológica da modernidade, tendo como foco abordar a questão da vivência do Alternate Reality Game como característica da geração da contemporaneidade, cujo consumo da experiência prevalece explorado pela publicidade. Este trabalho parte da hipótese de que a experiência de se jogar um ARG, através de seus elementos imerso-pervasivos, propicia ao sistema neural dos indivíduos uma sobrecarga, devido aos hiperestímulos midiáticos narrativos e lúdicos presentes neste gênero de game. Dessa maneira, os jogadores buscam o ludus como objeto de imersão para os seus corpos hiperestimulados.


Palavras-chave:  Games Studies, Alternate Reality Games, Configurações cognitivas, hisperestímulos midiáticos
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