XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.1589-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

SER MULHER, JOVEM E POBRE: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PELA TELENOVELA

Lirian Sifuentes (Pontifícia Universidade Católica do R. G. do Sul)

Resumo

É com o interesse em conhecer as identidades femininas em sua concretude, bem como o papel da telenovela na constituição do ser mulher, que empreendemos o desenvolvimento deste estudo. O objetivo é compreender como os embates e complementaridades entre a audiência da telenovela e as mediações empíricas família, escola e classe social constituem a identidade feminina de jovens mulheres de classe popular. A amostra desta pesquisa foi composta por 12 jovens com idade entre 16 e 24 anos, moradoras da periferia de Santa Maria-RS. O estudo configurou-se como uma etnografia da audiência. Os resultados apontam a imposição da classe social sobre as identidades femininas dessas jovens. O papel da telenovela também é essencial, pois faz chegar, ao menos de forma esparsa, uma ideologia da igualdade de gêneros.


Palavras-chave:  Identidade feminina, Classe popular, Jovens urbanas, Recepção de telenovela
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