XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.1570-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

CERVEJA X REFRIGERANTE: APONTAMENTOS SOBRE 40 ANOS DE SIMILARIDADES NA ESTÉTICA DE SUAS PROPAGANDAS

Sergio Marilson Kulak (Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO); Marcio Ronaldo Santos Fernandes (Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Resumo

O presente artigo destaca as características estéticas similares nas campanhas de cervejas e refrigerantes do Brasil a partir de meados da década de setenta até hoje, mostrando como ocorre essa analogia entre as peças. Para isso, serão analisadas propagandas televisivas das maiores marcas de cerveja e refrigerante do país nos últimos quarenta anos. A abordagem teórica foi feita através da pesquisa em livros e periódicos que trazem estudos acerca da estética da propaganda e seus elementos, criando versões e promovendo análises.


Palavras-chave:  Publicidade, Estética, Refrigerante, Cerveja, Propaganda
਍ഀ