XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.1562-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

A PRÁXIS DA MÍDIA-EDUCAÇÃO NA RESSIGNIFICAÇÃO DA ESCOLA COMO AGENTE DE MEDIAÇÃO

Mariana Ferreira Lopes (Universidade Estadual de Londrina); Nayara Carvalho Coutinho (Universidade Estadual de Londrina); Gabriela Spagnuolo Cavicchioli (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

O desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação reconfigura aspectos da sociedade contemporânea tais como o processo cognitivo, a socialização e a relação espaço-temporal, influenciando diretamente as crianças e adolescentes que crescem e se relacionam amparados por essa cultura midiática. Este cenário coloca à escola o desafio de entender a mídia como meio ensinante e utiliza-la em seu cotidiano para um consumo reflexivo e uma resposta criativa aos meios de comunicação. Nesse sentido, este artigo possui como objetivo analisar e refletir a importância da escola como espaço de mediação entre os conteúdos midiáticos e o público infanto-juvenil, bem como colocar a práxis da mídia-educação como alternativa para a concretização deste diálogo.


Palavras-chave:  Mídia-educação, Mediação escolar, Infância e mídia
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