XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.1556-1


DT8: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR:਍ഀ O DESAFIO DAS CONFERÊNCIAS

Adilson Vaz Cabral Filho (Universidade Federal Fluminense); Pedro José Braz (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Este artigo analisa a iniciativa da I Conferência Nacional de Comunicação (I CONFECOM) no Brasil, realizada a partir de etapas locais, regionais e estaduais, além da etapa final, de abrangência nacional. Reconhece sua contribuição como novo modo de debater políticas de comunicação no país, já que os setores estatal, privado e da sociedade civil encontravam-se organizados num fórum comum. Busca, entretanto, reconhecer a I CONFECOM no contexto de conferências em outras áreas impulsionadas a partir do governo para a formulação de políticas públicas sociais. O artigo parte de uma pesquisa descritiva, enfocando conceitos importantes relacionados ao estudo da I CONFECOM e o movimento de democratização da Comunicação no Brasil, bem como analisando documentos oficiais e posicionamentos de pesquisadores e ativistas.


Palavras-chave:  democratização da comunicação, políticas de comunicação, Conf Nac de Comunicação, políticas públicas sociais, participação popular
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