XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT8.1545-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A EXPRESSÃO DA FÉ E O MERCADO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ENUNCIAÇÃO DO PORTAL CANÇÃO NOVA

Francieli Jordão Fantoni (Centro Universitário Franciscano); Nathale Cadaval Kraetzig (Centro Universitário Franciscano)

Resumo

O presente artigo analisa as estratégias enunciativas do portal do Movimento de Renovação Carismática Católica (www.cancaonova.com.br). O estudo foi realizado através de observação e de leitura dos conteúdos jornalísticos e publicitários postados na primeira página do portal. Tomando como base conceitos de midiatização, campos sociais e contratos de leitura, foram definidas três categorias de análise: a intencionalidade do discurso, a explicitação do texto publicitário e o mercado religioso. Nota-se que o processo de midiatização do campo religioso, especialmente do Movimento Canção Nova, denota que há um movimento de afetação das práticas sociais pela mídia, fazendo com que os campos reestruturem suas ações para continuar em contato com os seus públicos.


Palavras-chave:  Canção Nova, portal, contrato de leitura, enunciação
਍ഀ