XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.1521-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

O EUFEMISMO COMO ESTRATÉGIA PERSUASIVA NA PUBLICIDADE

Tiago Mateus Pereira (Universidade Federal do Pampa); Juliana Zanini Salbego (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

Compreendendo a publicidade como um processo comunicacional construído por meio de estratégias persuasivas, este trabalho visa analisar os eufemismos, estratégia de uso freqüente nos textos publicitários atuais. Nesse sentido, são ponderados os motivos pelos quais esse recurso verbal persuade o público-alvo, bem como o leva à ação de compra. Para ilustrar as colocações, duas peças publicitárias são utilizadas como exemplo, a fim de depreendermos os apontamentos estabelecidos ao longo do estudo. Constatou-se que os eufemismos correspondem a uma estratégia persuasiva de grande utilidade para atenuar expressões desagradáveis e, por isso, evitam situações constrangedoras ao público-alvo da mensagem.


Palavras-chave:  publicidade, persuasão, estratégia, eufemismo
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