XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-CI.1469-1


DT4: DT 4 - Cinema

O CONTEXTO, O GRUPO E A CRIAÇÃO COMO BASES PARA A DISCUSSÃO SOBRE A AUTORIA NA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS PERIFÉRICOS

Gustavo Souza da Silva (Universidade de São Paulo)

Resumo

Esta comunicação quer discutir a autoria no cinema de periferia, a partir da observação dos discursos dos realizadores, assim como das composições visuais, sonoras e enunciativas de tal produção. Nosso ponto de partida é o documentário Improvise! (Filmagens Periféricas e Reinaldo Cardenuto, 2004), que apresenta um significativo ponto de tensão em relação à assinatura da direção do filme e, por consequência, instiga o debate a apreender os matizes que compõem a questão da autoria no cinema periférico. Para tanto, recorreremos às noções de autor como produtor (Benjamin) e autor-criador (Bakhtin), arte contextual (Ardenne) e importância do grupo (Kracauer), que funcionarão como peças-chave para o entendimento da questão aqui em foco.


Palavras-chave:  documentário, periferia, autoria
਍ഀ