XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.1443-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

HOMEM QUE É HOMEM TAMBÉM SE MOSTRA SENSÍVEL

Viviane Possa Patrício (Universidade de Caxias do Sul); Demetrio de Lacerda Caetano dos Santos (Universidade de Caxias do Sul); Najara Ferrari Pinheiro (Universidade de Caxias do Sul)

Resumo

Os programas da televisão aberta brasileira refletem as práticas sociais contemporâneas. Entre essas práticas, destacam-se as que implicam a representação de masculinidades na TV. O presente trabalho discute a “nova” masculinidade no programa “Hoje em Dia” (Rede Record), focalizando, por meio das diversas linguagens (verbal e não-verbal), as características desse novo modelo. Para a discussão usamos os fundamentos dos Estudos de Gênero, Análise Crítica do Discurso e da Sociossemiótica. Como critério de análise da linguagem não-verbal, usamos os fundamentos da gramática da TV e do filme. Observa-se que, nesse programa, a representação da nova masculinidade e a perpetuação de estereótipos tradicionais transita entre o surgimento de novos valores, ou da “nova” masculinidade 'incorporada' por Edu Guedes e a reprodução de valores tradicionais.


Palavras-chave:  masculinidades, nova masculinidade, representação, televisão
਍ഀ