XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.1421-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

AS MEDIAÇÕES CULTURAIS NA PRODUÇÃO MUSICAL DAS CLASSES POPULARES DO RECIFE

Anamaria Melo do Nascimento (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO); Aline de Lira Paixao (UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO)

Resumo

Este artigo discute a interferência da indústria cultural e da mídia nos produtos musicais dos subúrbios do Recife. Um debate conhecido se preocupa com o potencial de destruição das culturas nativas à medida que o hibridismo cultural torna-se latente. É sabido que o fluxo de produtos culturais consumidos pela periferia contribui com a diversidade de estilos. Essa nova dinâmica de mercado que confronta os padrões tradicionais de produção, distribuição e consumo de bens culturais não desfruta do mesmo espaço midiático de grupos que não ameaçam à centralidade dos produtos culturais. Assim, analisamos como os diversos atores envolvidos reagem a esse novo modelo social. O tema exposto foi objeto de estudo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).


Palavras-chave:  Comunicação e culturas urbanas, Cotidiano, mídia e mercado, Produção/consumo cultural e me, Metrópoles e hibridismo cultur
਍ഀ