XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.1406-1


DT8: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DE UMA CANDIDATA À PRESIDÊNCIA – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Mariana Bastian Tramontini (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

O desafio metodológico de um trabalho que envolve três dimensões complexas como a comunicação, a político e a questão de gênero (feminino) é encontrar o fio condutor que faça a ligação entre os diferentes momentos que constituem a construção da candidata Dilma Rousseff. Não se trata de enquadrar materiais analisados em categorias prontas ou em planos de trabalhos pré-definidos, mas de deixar que estes materiais falem por si a partir desse cenário de midiatização da política, no qual percebemos que a política se faz mediante apelos e solicitações ao campo midiático, pois vive essa ambiência da midiatização. A política tem necessidade de fazer endereçamentos à midiatização para se fazer reconhecida no cenário atual. Trata-se, no caso de DR, de um corpo que ativa a circulação midiática ao mesmo tempo em que recebe o investimento de determinações da produção do universo midiático.


Palavras-chave:  midiatização, discursos, política, contratos de leitura, corpo
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