XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.1385-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

O CRESCIMENTO DO JORNALISMO POPULAR E A RETRAÇÃO DO SENSACIONALISMO NO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE CASO DOS JORNAIS EXTRA E MEIA HORA਍ഀ

Alexandre Carlos Nunes Madruga (Centro Universitário Augusto Motta)

Resumo

No início de 2000, os jornais impressos populares alavancaram as tiragens de todos os periódicos do país. No Rio de Janeiro, Extra e Meia Hora lideraram as vendas nas bancas. No entanto, os jornais que antes chegaram a dividir a liderança, sofreram uma mudança no início de 2009. O tipo de jornalismo feito por cada jornal acabou por determinar aquele que venderia mais ou menos. Com isso, uma queda acabou sendo constatada dentro do jornalismo chamado “sensacionalista”, enquanto o “popular” manteve a liderança. O presente artigo, fruto de um Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo, trata do estudo de caso destes jornais e verificará a mudança, ou não, em suas editorias e o modo de escolha do que é ou não é publicado, além da prioridade na opção por algumas editorias.


Palavras-chave:  Jornalismo Impresso, Sensacionalismo, Popular, Extra, Meia Hora
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