XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CD.1377-1


DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

PROPAGANDA NA TV DIGITAL: USOS E DEMANDAS

Beatriz Brandão Polivanov (Universidade Federal Fluminense); Andrea Hecksher (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Vinícius Andrade Pereira (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Maurílio Alberone (Peta 5); Rafael Carvalho (Peta 5); Bruno Loureiro (Peta 5)

Resumo

Tendo em vista as reconfigurações ocorridas no cenário midiático nos últimos anos, a Peta5, empresa originária da Incubadora de Empresas da UFF, vem desenvolvendo uma tecnologia inovadora para TV digital aberta que permite a segmentação do filme publicitário e a comunicação direcionada a nichos, de modo que públicos-alvo diferentes recebam mensagens publicitárias de acordo com seus perfis. De modo a realizar o mapeamento da demanda dos possíveis consumidores de tal tecnologia, realizamos dois grupos focais com alunos do curso de Estudos de Mídia da universidade em questão, nos quais foi apresentada e discutida a proposta da ferramenta. Obtivemos também dados relativos aos usos da TV analógica e do computador, que nos permitem compreender melhor o atual panorama midiático e suas potencialidades.


Palavras-chave:  consumo de TV, TV digital aberta, propaganda, sites de redes sociais
਍ഀ