XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.1359-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

AS RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE INFÂNCIA E MÍDIA ATRAVÉS DA MEMÓRIA SONORA

Maria Clara Sidou Monteiro (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Os estudos sobre comunicação afirmam que é mais fácil memorizar algo em formato de música, por isso, os jingles conseguem manter o anúncio na mente do consumidor. Com o comercial memorizado, as crianças aprendem sobre o que comprar e a como se comportar. Os anunciantes sabem da importância da criança na decisão das compras dos pais e por isso, a publicidade para o público infantil cresceu a partir das décadas de 1980 e 1990. É preciso estudar como se dá a presença dos comerciais na memória para entender o consumo desde a infância. Para verificar quais as influências dos anúncios escutados na infância, realizou-se uma pesquisa com universitários entre 18 e 24 anos. O objetivo é saber se a relação entre as recordações da infância e os jingles facilitou a formação da identidade com o consumo. Os jingles podem subir do patamar de comerciais e passarem a representar partes de uma vida.


Palavras-chave:  cultura, publicidade, infância, memória, consumo
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