XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TE.1314-1


DT1: DT 1 – GP Telejornalismo

JORNAL DO ALMOÇO: UMA ANÁLISE SOBRE OS PERCURSOS TEMÁTICOS DE UM TELEJORNAL DIÁRIO

Carla Simone Doyle Torres (Centro Universitário Franciscano)

Resumo

O telejornal é considerado a principal fonte de informação diária por 56% dos brasileiros (VIZEU, 2008). Jornal do Almoço (JA), apresentado pela RBS TV, é um dos principais representantes do gênero. Com base nos estudos sobre a agenda-setting e tematização, e a partir da detecção da recorrência de determinados assuntos em meio às editorias do JA veiculado pela sucursal de Santa Maria-RS, este artigo analisa a questão do agendamento midiático. Mostram-se os percursos temáticos do referido telejornal de janeiro a março de 2010.


Palavras-chave:  Telejornalismo, Jornal do Almoço, Agendamento, Tematização
਍ഀ