XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.1290-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

DILMA E SERRA NAS ELEIÇÕES DE 2010: O JORNALISMO VISUAL EM VEJA E ISTOÉ

Tássia Caroline Zanini (Universidade Estadual Paulista); Luciano Guimarães (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

Este texto analisa alguns comportamentos do jornalismo visual na formação do imaginário a respeito da campanha presidencial de 2010, especificamente na polarização entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), a fim de identificar as características que servem de sustentação para o julgamento de valores dos candidatos Dilma Rousseff e José Serra. As observações são relatadas a partir da composição da imagem de cada candidato, em plano geral e sob a discussão de tópicos específicos. A análise é complementada com a apresentação de algumas características do jornalismo visual na cobertura política, pretendendo demonstrar como pode ser verificada a intencionalidade de alguns produtos midiáticos.


Palavras-chave:  revistas semanais, eleições, jornalismo visual, imagens, produção de notícias
਍ഀ