XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-TC.1222-1


DT8: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

POR QUE ENSINAR TEORIA (DA COMUNICAÇÃO)?

Pedro Russi Duarte (UnB - Universidade de Brasília)

Resumo

a discussão é sobre o lugar e sentido conceitual da teoria, como processos de pensamento científico, no ensino das teorias da comunicação, porém objetiva-se uma discussão mais abrangente a esse campo específico. Que pensamos e entendemos quando ministramos teorias (da comunicação)? Qual o lugar da compreensão intelectual do que é uma teoria e os processos implicados? Qual a importância desta discussão no que tange ao pensamento científico e a teoria? Para isso, avanço em movimentos articulados argumentativamente que permitiram refletir sobre esta inquietação essencial da teoria como conceito e dinâmica científica, e o que isso representa como processo intelectual do estudante no cenário da ciência – na Comunicação. Veja-se, a relação implícita de ‘universidade e ciência’ porque não se pode pensar um sem o outro, aliás, é nesse ponto de que entra o teórico, epistemológico e metodológico.


Palavras-chave:  Teoria, Comunicação, Ensino, Ciência
਍ഀ