XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.1163-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

A POSIÇÃO-SUJEITO DO OMBUDSMAN: RENOVANDO ESTRATÉGIAS DE OBJETIVIDADE DO DISCURSO JORNALÍSTICO

Sabrina Franzoni (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Thaís Helena Furtado (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Neste artigo, partimos da premissa de que o discurso jornalístico é repleto de vozes e que o jornalista pode ocupar diferentes posições-sujeito dentro de um texto. Elegemos o discurso do ombudsman de notícias como referência para a compreensão do mapeamento dessas posições-sujeito. Especificamente, analisamos a “voz” de Mara Gama, responsável por um blog institucional, vinculado a home page da UOL. Nosso objetivo é compreender como se caracteriza a posição-sujeito ocupada pela ombudsman a partir de duas perspectivas teóricas: a Análise do Discurso (AD) de linha francesa e a teoria construcionista do jornalismo. Com a análise, percebemos como essa função jornalística se utiliza de estratégias para renovação da objetividade, reforçando o capital simbólico do campo: a credibilidade.


Palavras-chave:  jornalismo, discurso, posições-sujeito, credibilidade
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