XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.1111-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

A REVISTA COMUNICAÇÃO & EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO

Sérgio Fabiano Annibal (Instituto de Educação de Assis)

Resumo

O presente artigo traz uma discussão sobre a revista Comunicação & Educação da ECA/USP. Essa reflexão se desenvolve acerca do ciclo de vida da revista, das representações a respeito da profissão docente, da linguagem e da construção do conceito de leitura. Tudo isso a partir de uma fonte impressa e de circulação nacional, que tem como propriedade principal a tentativa de delinear e apontar o diálogo entre os campos da Educação e da Comunicação. A metodologia se baseia em textos da própria revista e em autores como Bourdieu (1987), Chartier (1991), Catani (1997) e Soares (1997). Os resultados consistem no reconhecimento de algumas representações trazidas pelo periódico sobre a formação docente e o conceito de leitura, além de assinalar o diálogo entre estes campos na caracterização da cultura escolar contemporânea.


Palavras-chave:  Comunicação e educação, periódico científico, Formação docente
਍ഀ