XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.1102-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

O FLASH MOB COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO

Érica Molon (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Janaina Bantim de Sales (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Larissa Rastelli Storti (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Mona Akran Hassanie (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Raiane Imairô dos Santos Silva (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Raul Sanches Baronetti (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

O flash mob é uma ação pontual, efêmera e informal. Tal ação se caracteriza por um grupo de pessoas reunidas em um local público, que são previamente informadas sobre a ação nas redes sociais. Segundo McLuhan, quando surgem, novos meios se “apropriam” da linguagem de meios anteriores, até consolidarem suas próprias linguagens. No caso do flash mob, sua constituição ocorre pela “remediação” de meios já existentes, como a dança e a gestualidade, que representam mídias primárias, e, para que a ação ocorra, sua divulgação inicia-se em mídias terciárias. Desse modo, com base nesses preceitos, esse artigo visa discutir a hipótese de que o flash mob pode ser considerado uma mídia. Podemos dizer que mesmo sendo algo inovador, o flash mob retoma mídias primárias e utiliza mídias terciárias para sua divulgação e repercussão.


Palavras-chave:  flash mob, meio, entretenimento, publicidade
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