XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.1000-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

JORNAL NA SALA DE AULA: CONCEITOS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Renata Lopez Caro da Silva (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)

Resumo

A pesquisa se propõe a estudar como conceitos chaves do Jornalismo (dentre eles lide, manchete, notícia e entrevista) aparecem nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (de 6º. ao 9º. ano). O objetivo é verificar como se dá a transposição didática desses conceitos chaves ao se proporem atividades de utilização do jornal em sala de aula. Para tanto, foi realizada análise de conteúdo de livros de Língua Portuguesa utilizados por professores da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul, que já participam de pesquisa sobre o jornal na sala de aula coordenada pela orientadora do trabalho. A partir dessa análise e comparação com os conceitos expressos em livros acadêmicos sobre jornalismo, verificou-se que ocorrem poucas distorções na transposição didática, mas que algumas atividades sugeridas fazem interpretação equivocada dos conceitos.


Palavras-chave:  Jornal na sala de aula, Jornalismo e Educação, Transposição didática, Jornalismo, gêneros jornalísticos
਍ഀ