XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.969-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

A LEGIMITAÇÃO DA EDUCOMUNICAÇÃO E O SURGIMENTO DO SEU SENSO-COMUM

Cláudio Messias (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)

Resumo

Este artigo parte do princípio de que a criação, pelas universidades de São Paulo (USP) e Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, dos cursos de nível superior em Educomunicação pode ser entendida como fechamento de um ciclo de conceituação teórica que demandou mais de duas décadas de pesquisa sobre este novo campo científico que, acredita-se, se legitima. Na primeira universidade, em um projeto pedagógico que se estendeu por mais de uma década, a licenciatura; na outra, o bacharelado. E em ambos os casos, a confiança de que os pressupostos fincados no NCE/ECA/USP amadureceram projetos, iniciativas e pesquisas nas mais variadas regiões do Brasil, em objetos materializados nos anais dos congressos da Intercom. Neste momento, a Educomunicação, pensada enquanto campo da ciência, também o é senso-comum. É este cruzamento de conceitos que focamos neste trabalho.


Palavras-chave:  Educomunicação, comunicação, educação, senso-comum, interfaces
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