XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.957-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

CORPOS PROTÉTICOS E CORPOS REMODELADOS: ELEMENTOS DA CIBERCULTURA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE MODA FEMININA NA REVISTA ELLE.

Adriana Tulio Baggio (Faculdade Internacional de Curitiba)

Resumo

Sendo a cibercultura a cultura dominante da nossa sociedade pós-massiva, é razoável supor que seus elementos influenciem os produtos desta cultura, mesmo os não-massivos, como a publicidade de moda veiculada em revistas. Partindo desta premissa, este trabalho busca verificar a presença de aspectos da cibercultura em anúncios de marcas de vestuário feminino veiculados na revista Elle, especialmente as concepções de corpo protético e remodelado. A análise, feita na edição de julho de 2010 da revista, revela a presença destas concepções nos anúncios, ainda que algumas sejam mais sutis, devido à necessidade de aceitação dos anúncios e dos produtos pelas consumidoras.


Palavras-chave:  Cibercultura, pós-humano, corpo, moda, publicidade
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