XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-MC.949-1


DT7: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

ESTEREÓTIPOS DA AMÉRICA LATINA PROVOCADOS PELOS VEÍCULOS DAS INDÚSTRIAS CULTURAL E JORNALÍSTICA

Alexandre Barbosa (Universidade Nove de Julho e Univ. de São Paulo)

Resumo

Este artigo mostra como as indústrias jornalística e cultural criam estereótipos sobre os países latino-americanos, não só afastando-os dos ideais de unidade como os coloca em situação de subordinação aos EUA como alertou o cubano José Martí, já no final do século XIX. Serão analisados textos publicados nos jornais brasileiros Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo durante 2010 e a animação “Saludo, Amigos” dos estúdios Disney, de 1942, para mostrar como esses meios de comunicação mantém uma visão preconceituosa sobre a América Latina.


Palavras-chave:  indústria cultural na América, indústria jornalística, integração da América Latina
਍ഀ